quinta-feira, 22 de setembro de 2022

 


    A razão pela qual ignoramos com tanta frequência algumas emoções é porque vivemos numa cultura que nos diz que não precisamos delas e que nos oferece uma abundância de possibilidades:

  • Está triste? Há uma sobremesa para isso...
  • Está entendiado? Há uma série para isso...
  • Está sozinho? Tem um aplicativo para isso...
  • Esta irritado? Tem uma substância para isso... 

    Nós nos voltamos à muitas coisas para nos auxiliar a nos sentir melhores e resolver o estresse. Elas liberam uma grande dose de dopamina em nosso cérebro, o que nos da a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação, nem que seja por um momento. Podemos chamam esses produtores de dopamina de "prazeres".

    Nosso cérebro é programado para buscar comportamentos que liberam dopamina em nosso sistema de recompensa a todo o custo. Junk foods, laches gordurosos, refrigerantes, frituras e açúcar podem provocar a liberação de uma grande quantidade de dopamina, por isso são tão viciantes. Álcool, maconha e cocaina são exemplos de substancias com um poder ainda maior de provocar uma verdadeira "explosão" de dopamina no nosso cérebro, gerando prazer e euforia. A sensação intensa de satisifação nos faz querer repetir cada vez mais essa experiência aumentando muito a chance de dependência

    Mas é o seguinte: tentar resolver continuamente o estresse com prazeres, pode diminuir nossa capacidade de como lidar com essa condição. Tentar ignorar as causas do esgotamento físico e mental  pode nos levar na direção de hábitos nocívos. Precisamos cultivar um olhar diferente em relação aos nossos problemas, aceitar o que não podemos mudar, não sermos vítimas do perfeccionismo e ficar atento aos alertas que o nosso corpo nos dá.

    Existem formas de aumentar os níveis de dopamina em nosso cérebro através de práticas saudáveis como: 

  • Comer alimentos ricos em proteínas
  • Beber bastante água diariamente
  • Praticar exercícios
  • Ter uma boa rotina e qualidade do sono 

    Para qual prazer você está se voltando quando se sente estressado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário