sexta-feira, 7 de outubro de 2016

NOTAbásica do Clipe - Jeremias / Gabriel Iglesias





     "A palavra que é soprada me destrói, me constrói..."


     Pessoalmente essa foi a frase que me impactou ao escutar pela primeira vez o novo single do cantor Gabriel Iglesias. Essa é uma amostra do que podemos esperar do seu primeiro álbum solo "Pedra em carne" com lançamento previsto ainda nesse mês de outubro. A produção é uma das novidades anunciadas pela Sony Music Brasil e pelo selo fonográfico LG7, do cantor Leonardo Gonçalves. 
     Gravado na Espanha, o vídeo produzido por Matheus Siqueira começa ao som cadenciado da guitarra, que junto ao efeito Sci-fi na voz do interprete, transmite a sensação quase claustrofóbica na suposta nave espacial que leva o protagonista a um planeta (recomendo uso de fones de ouvido). O lugar retratado explora a paisagem exuberante da região da Catalunha (região espanhola ao leste do Mar Mediterrâneo) que reproduz uma terra que contrasta a aparência virgem da vegetação com o toque de insalubridade do ambiente (por alguma razão o viajante não retira o capacete).
  



     Jeremias, importante figura do velho testamento, foi escolhido por Deus ainda antes do seu nascimento para ser "um profeta para as nações" (Jer. 1:5). Seu medo e insegurança pela tarefa a sua frente descrito no texto bíblico serviram de inspiração para que Gabriel Iglesias pudesse descrever seu próprio percurso musical. A riqueza e diversidade da fotografia do clipe contrapõe a sensação de solidão do profeta ao sentir que não há nada nele que o faça apto para tamanha missão. 
     O clima da música, intensificado com a entrada do contrabaixo, acompanha o viajante em sua exploração ao desconhecido lugar e sua atitude de deixar uma marca por onde passava. Jeremias em sua jornada não sabia os desafios que encontraria, mas a voz divina o acompanhava para que pudesse deixar uma impressão marcante a onde quer que ele fosse. 




     A progressão instrumental que leva ao clímax final do clipe embala a convicção de Jeremias em aceitar seu chamado: "Eu sou boca e não falo por mim...não sou eu, mas é Ele quem diz...". Afinal, o próprio Deus havia tocado em seus lábios (Jer. 1:9). A pesar da letra da musica transmitir uma mensagem de segurança, o personagem do clipe parece exitar em seguir a diante por um momento, mas logo tem a certeza que ele não esta sozinho nessa imprevissível caminhada.




     Gabriel Iglesias faz sua estreia com criatividade, bom gosto e esmero. Canta uma teologia compreensível mas não previsível, instigando a reflexão pessoal. Acredito que podemos esperar do álbum "Pedra em Carne" uma visão atual do significado da aliança feita entre Deus e o povo de Israel: "Eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei..." (Jer. 31:33) 





Nos vemos,

Diego Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário