quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

5 motivos para estudar medicina na UAP








     Eu sou meio suspeito para falar da Universidade Adventista del Plata (UAP). Me graduei em medicina em junho de 2018, e por 7 anos fui um dos aproximadamente 5000 habitantes da tranquila vila Libertador San Martin, localizada a 60km da cidade de Paraná, capital do estado de Entre Rios (e a quem interessar: a cidade de Buenos Aires fica a 450km/6h de viagem ao sul). SIMM!! Eu estou falando da Argentina!! Esse lindo país de quem nós, brasileiros, já temos uma quase "congênita" rivalidade futebolística, mas que me recebeu e ainda me trata muito bem, independente de quem seja o melhor jogador: Pelé ou Maradona. 

     Fundada em 1898, a UAP oferece mais de 30 cursos universitários que contam com alunos de mais de 50 países. Após 111 anos ela é hoje a instituição adventista mais antiga na américa do sul. Sou um apaixonado pela universidade e pelo lugar! Todo o final de ano recebo mensagens de amigos interessados em saber mais informações sobre a universidade, quase sempre sobre o ingresso ao curso de medicina.

     Decidi fazer uma lista de 5 motivos para estudar medicina na UAP:



1. Nível acadêmico (sistema de ensino)







     Quando me preparava para ir a UAP, escutei de muita gente: "Você já é formado em fisioterapia e educação física, vai ser fácil pra você...", "Você vai conseguir eliminar muitas matérias e vai ser formar em menos tempo...", "Você já é formado e já sabe como estudar...". Logo nos primeiros meses de aulas eu tive que redefinir meu conceito da palavra "estudar". Pensei a princípio que a exigência acadêmica era uma característica apenas do curso de medicina, mas com a convivência percebi que também isso se observava nos demais cursos. 
     Ingressar em medicina na UAP não é difícil, mas posso assegurar, baseado na minha vivencia e nos relatos de quem já passou por aqui, que sair daqui formado não é uma tarefa fácil!! 
    Você vai ter que estudar! E estudar muito!!! Especialmente pelo sistema de exames finais obrigatórios que nós brasileiros não estamos acostumados. Imagine o que é cursar de 5 a 8 matérias ao longo do período letivo e no final do ano, independente da sua nota de aprovação, ter que realizar uma prova, escrita e em muitos casos oral, de cada disciplina cursada com todo o conteúdo estudado!! É um verdadeiro pesadelo quando as aulas acabam ter que estudar tudo outra vez, torcer para aprovar a prova escrita e se preparar para verdadeiros "duelos" orais contra os exigentes professores. Mas não existe sensação melhor do que a de receber a aprovação depois de passar por esse turbulento processo. Acredito que esse sistema é um dos grandes responsáveis pelo excelente desempenho dos engessados em provas de residência e de revalidação de diploma ao redor do mundo. 
     Outro ponto é que a UAP usa o sistema tradicional de ensino de medicina, onde as matérias são divididas em áreas básicas (anatomia, fisiologia, semiologia, etc.) e clinicas (cirurgia, farmacologia, clinica medica, pediatria, etc.), diferente do "moderno" PBL (Problem Based Learning, ou literalmente, Ensino Baseado em Problemas) onde não existem aulas teóricas organizadas em uma estrutura de disciplinas suportadas por um sistema de departamentos. O ensino das ciências básicas e clínicas é feito exclusivamente por PBL com apoio de seminários. 
     No PBL a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante e tem como vantagens: o estimulo a leitura, ao raciocínio logico, a discussão e incentivo a vontade de aprender por conta própria. O professor neste sistema passa a ser, fundamentalmente, o de um orientador do trabalho dos estudantes. NO BRASIL, esse método tem sido utilizado por grande parte das universidades públicas e particulares para o ensino da medicina e vem recebendo críticas por ser considerado muito superficial. Com tempo se torna cansativo, falta aprofundamento nos temas, a cobrança diminui e os estudantes acabam acomodados: recorrem a fontes de pesquisa duvidosas sem se preocupar com a origem e a qualidade das informações (viva a internet!!). 
     Apesar do Ensino Baseado em Problemas ser uma tendência internacional que vem substituindo o modelo clássico de ensinar medicina, NA MINHA OPNIÃO, o método tradicional ainda traz vantagens, por que foi por meio dele que aprendemos e avançamos ao longo de toda nossa jornada acadêmica. Segundo especialistas, nos países onde o método funciona bem, o ensino médio é diferente e professores e alunos já estão melhor preparados para o PBL
     Alguns cursos de medicina em universidades argentinas já fazem uso do PBL, e não tenho conhecimento de como é a experiência com esse método no país, mas NA MINHA OPNIÃO, acredito que a formação medica pelo método tradicional ainda é superior ao oferecido pelo PBL



2. Ambiente e espiritualidade









     Uma das coisas que mais "me gusto" na UAP foi a vila Libertador San Martin. É um lugar lindo, limpo, com uma natureza presente e marcante, onde pude experimentar pela primeira vez as 4 estações do ano bem definidas: ao voltar da casa de um amigo em uma noite de inverno no mês de julho, vi o termômetro do meu celular marcando -3° e durante vários dias no mês de dezembro tive que pegar meu colchão e dormir fora de casa por que meu ventilador não dava conta do calor no verão (quando digo fora de casa, dormi na sacada do meu apartamento). Vale mencionar o clima agradável e o amarronzado das folhas secas no outono e o colorido das flores na primavera.
     É um ambiente perfeito para estudar: tranquilo, longe da agitação das grandes cidades, com uma confortável e climatizada biblioteca, um laboratório de simulação medica com padrões internacionais e bons laboratórios. Ao lado da universidade fica localizado o Sanatório Adventista del Plata, um hospital com mais de 100 anos de existência onde os alunos podem realizar suas práticas clinicas. 
     Minha mãe costuma dizer quando alguém pergunta sobre mim, que vivo em um mosteiro: que só estudo, como, durmo e participo das atividades da igreja. Confesso que essas atividades consomem 80% da minha rotina na UAP. Quando minha mãe brinca que eu moro em um mosteiro, é por que aproximadamente 90% das pessoas que vivem na vila são adventistas. Durante as horas do sábado todo o comercio é fechado. É incrível poder viver em uma cidade que guarda o sábado!! A imagem que se pode descrever durante esse dia é a de pessoas sentadas na calçada da rua conversando, amigos tomando "tererê" na praça, famílias reunidas nas portas de suas casas. 
     Estudar em uma universidade confessional, que estimula e valoriza os valores espirituais e princípios cristãos não tem preço!! Através do Instituo Missionário da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), são promovidas diversas atividades: grupos missionários com programações aos sábados, feiras de saúde (EXPOSALUD), viagens de impacto missionário em diversas cidades, entre outros eventos. Grande parte dos professores e funcionários são cristãos. Em uma das minhas ultimas aulas práticas de farmacologia (matéria anual do 4° ano), ao final de um exame pratico, me emocionou bastante as palavras da professora ao expressar seu desejo de que fossemos além de bons profissionais: boas pessoas, tementes a Deus, comprometidos com a pregação do evangélico e o seu sonho de que nos encontrássemos no céu. 





3. Experiência internacional







     Ao chegar pela primeira vez no aeroporto de Rosário, precisava conseguir um taxi para ir até a rodoviária e pegar um ônibus até a UAP. Minha falta de conhecimento do espanhol era tanta, que tive que pedir um taxi em inglês no balcão de informações do aeroporto. "Ahhh...mas o espanhol é fácil...você vai aprender rápido..." me disseram antes de viajar. Essa aparente "facilidade" caiu por terra no momento em que escutei um argentino falando pela primeira vez. Pode ser "parecido" ao português, mas não é fácil!! A velocidade da fala muda a fonética das palavras, e foram necessários meses de muito desespero e insistência para começar a me comunicar. Mas calma!! A ideia não é fazer terrorismo com o espanhol!! Eu tive um bloqueio e uma dificuldade particular para aprender esse idioma, principalmente não ter tido a convivência de um "hispano hablante" proporcionada pelo internato (sempre fui aluno externo) que a grande maioria dos alunos estrangeiros tem. Andar apenas com brasileiros é o principal "pecado" cometido pelos que querem aprender espanhol.
     Lembro de vários momentos em que estive em rodas de amigos oriundos de mais de 5 países diferentes. Segundo cometam, mais de 50 países estão representados na UAP!! Alguns países com mais expressão, como os da América do Sul, e outros com presença mais modesta como os da África e Ásia. A oportunidade de aprender um idioma novo, além do espanhol, está diretamente proporcional a sua capacidade de fazer amizades e certamente você terá um amigo estrangeiro que queira aprender português. Essa internacionalidade me impactou de tal forma, que no meu primeiro ano a última coisa que eu pensava era em voltar pra o Brasil (risos). O curso de medicina possui convênios com instituições de saúde em diversos países, proporcionando ao aluno a oportunidade de realizar suas práticas medicas finais em outra cultura ou mesmo no seu país de origem. No Brasil até esse momento a UAP tem convenio com o Hospital Adventista de Manaus, com Hospital Adventista Silvestre no Rio de Janeiro e com o Hospital Adventista de Belém. Existem planos para a abertura de novos convênios no futuro. 



4. Atividades extracurriculares









     Esse para mim é um dos pontos fortes da UAP: as coisas que se podem fazer além de simplesmente estudar. Já comentei sobre algumas das atuações promovidas pelo Instituto Missionário da FCS. Mas as possibilidades não param por ai!!
     Os colégios internos adventistas têm a tradição de oferecer diversas atividades extra curriculares, e na UAP não é diferente: existem grupos musicais oficiais da universidade como o coral MUSICAP, a Orquestra de Sinos e uma Banda Sinfônica, além do grupo de interpretação e teatro PESPECTIVAS e a equipe de ginastica GYM UAP. Mas os alunos também tomam a iniciativa: formam grupos vocais, corais, agrupações instrumentais, promovem festas sociais e encontros espirituais. Lembro de no meu primeiro ano ter prometido a mim mesmo que não me envolveria tanto com outras atividades e me focaria apenas no curso de medicina. Mas a paixão pela música falou mais forte!! Nas primeiras semanas formei, com a participação de amigos, um grupo vocal chamado Voz&Rimas e o Coral Universitário, que nos permite participar diretamente dos eventos da universidade e programas da igreja; como saxofonista na Banda Sinfônica, tive a oportunidade de realizar várias viagens por diversos estados e cidades argentinas e até mesmo a outros países, como o Paraguai e ao nosso amado Brasil. Assim como com a banda, a UAP promove uma viagem anual com todos os seus grupos oficiais para promover a universidade.
     O esporte também é bastante intenso por aqui: ao longo do ano são realizadas competições envolvendo as diversas modalidades esportivas, tanto as promovidas pela UAP como pela administração da Vila Libertador San Martin. 
     As oportunidades são tantas que chega a ser um desafio tentar encaixar esse mundo de possibilidades no pouco tempo deixado pela intensa rotina acadêmica.




5. Preço acessível e excelente preparo para a revalidação [valores atualizados - 26/08/15]









     Hipócrita é aquele que não levou em consideração o fato de que estudar medicina na UAP (e na Argentina) é mais barato, mas MUITO mais barato, que em universidades particulares no Brasil. Segundo o site Escolas Medicas do Brasil (www.escolasmedicas.com.br/mensal.php), das 126 instituições listadas, o Centro Universitário UNIRG em Gurupi/TO oferece o curso de medicina mais barato: mensalidades a partir de R$3014,55. E a campeã do preço alto é a Faculdade São Leopoldo em Campinas/SP que cobra os inacreditáveis R$11.706,15 por mês ou R$9.130,82 para pagamento em dia (como se diminuísse a dor dessa “facada”).
     Com o progressivo aumento na concorrência dos vestibulares e do alto desempenho exigido no ENEM para o ingresso ao curso de medicina nas universidades públicas, tentar uma vaga em uma instituição particular pode resultar em uma opção muitas vezes inviável pelo alto custo. Ainda que existam programas de concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), destinados a alunos da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, ou mesmo financiamentos estudantis como o FIES, nem sempre o sonho de ingressar em um curso de medicina se torna possível pelos diferentes critérios e condições impostas por esses programas. Por essas razões tenho escutado cada vez mais de pessoas que vão estudar em outros países como Bolívia, Argentina, Paraguai, etc., pela vantagem econômica oferecida com câmbio da nossa moeda nesses locais.Apesar de ter ouvido diversas histórias sobre os que cursam medicina na Bolívia, Paraguai, entre outros países, não creio ter o direito de comentar algo sobre esses lugares. Me sinto mais à vontade em falar sobre minha realidade e experiência na Argentina, especialmente na UAP.
     Há aproximadamente 2 anos atrás li uma notícia em um jornal argentino que apontava a UAP como a universidade com o curso de medicina mais caro do país (não lembro o valor da mensalidade naquela época). Mas para este ano de 2015, o curso custará $8.600,00 pesos argentinos por mês, o que no câmbio oficial de hoje ($2,51 em 16/11/15) sairia por aproximadamente R$3,426,00 reais. Existem outras formas de conseguir um câmbio mais favorável para nós brasileiros de até $3,90 pesos para cada real, o que baixaria o preço da mensalidade para pouco menos de R$2.205,00. É possível conseguir esse melhor valor de cambio indo na fronteira Brasil-Argentina mais próxima e realizar a trocar de reais por dólar ou diretamente por pesos argentino (o chamado peso blue), sendo que a mais utilizada pelos alunos é a cidade de Uruguaiana/RS, que fica na fronteira com a Argentina e o Uruguai. Aqui em Libertador San Martin algumas pessoas podem realizar essa troca sem que você tenha que ir a fronteira por um preço bastante acessível. Lembrando que esse valor é apenas do curso, sem contar os custos do internato (para os que vivem dentro da universidade) ou de moradia e alimentação. Não é necessário ser um expert em matemática para observar a vantagem financeira em estudar na UAP em relação a qualquer faculdade particular do Brasil.
     E não é apenas a economia no bolso que faz da dessa universidade uma ótima escolha. A primeira preocupação de quem cogita a possiblidade de estudar fora do país é a reavaliação do diploma e a volta para o Brasil. Hoje os principais caminhos são: ou a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras, o REVALIDA, ou ingressar por meio do Programa Mais Médicos do Governo Federal, onde o médico formado em outros países atuará na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país por um período de 3 anos (enquanto se prepara para a prova de revalidação). Nos últimos anos o índice de aprovação dos graduados na UAP no Revalida tem sido superior a 90% (dado informado pela própria universidade). Em 2014 TODOS os alunos que realizaram o exame foram aprovados!! Isso comprova que a qualidade de ensino e o nível acadêmico do curso de medicina são indiscutíveis. Já existe um projeto em andamento para um futuro acordo entre Brasil e Argentina que propõe o reconhecimento mútuo de diplomas sem a necessidade de um exame de revalidação.







     Se esses 5 motivos não forem o suficiente para convencer você que sonha em ser médico a estudar na UAP, não acredito que realmente esse seja o seu sonho. Obviamente sei que para muitos o melhor seria estudar no Brasil, sem o estresse de ter que aprender outro idioma, sem ter que se adaptar a outra cultura e não ter que passar por um exame de revalidação. Mas nos últimos anos a mídia tem mostrado notícias sobre o péssimo desemprenho dos estudantes e professores dos cursos de medicina em universidades públicas e privadas em algumas regiões do Brasil quando avaliados pelo Ministério da Educação. 
     
    É claro que nosso país ainda possui excelentes instituições de ensino, algumas com reconhecimento internacional e que nem sempre os resultados dessas avaliações refletem a realidade da qualidade do ensino por elas prestado.


     Mas aprendi que o mundo é maior que o Brasil e que existe MUITA coisa boa lá fora. E quem fica muito tempo no mesmo lugar nunca chegará a lugar nenhum. 


      No meu canal do IGTV no Instagram, fiz uma serie de videos comentando como foi minha experiencia como estudante de medicina na Argentina, as formas de voltar para o Brasil, seja por meio do Revalida ou pelo Programa Mais Médicos, e sobre minha realidade trabalhando como medico na Argentina. Será que vale a pena? Acesse o IGTV pelo meu perfil no Instagram @drdiego.moraes que você poderá assistir a serie de 3 videos sobre o tema. 
     







Nos vemos,

Diego Moraes

110 comentários:

  1. Cara, falando assim dá até vontade de largar tudo de novo e começar uma aventura na UAP.
    Gosto de ler artigos escritos a partir das histórias de alguém. É como ler um romance documental. Muito mais divertido.

    Não, não vou fazer medicina na UAP....

    Odeio médicos...

    Parabéns pelo texto, cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chega ao nível de posts do Ganso Tagarela...mas vou me esforçando!!

      Excluir
    2. Oi Diego...como fizeste pra pagar o curso?

      Excluir
    3. Dr Diego queria saber inscrição de medicina Uap esse ano?

      Excluir
    4. Como faço pra descobrir os valores das mensalidades?

      Excluir
  2. muito bom texto mano!! bem fiel à realidade da UAP mesmo.....falando sobre o PBL... está constatado que o nivel dos profissionais medicos formados pelo PBL e pelo sistema tradicional é o mesmo, porém eu prefiro o método tradicional mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente ainda tenho minhas duvidas sobre a eficiência do PBL no Brasil...também fico com o método tradicional!!

      Excluir
    2. Eu faço enfermagem no Brasil com o método PBL, eu sou extremamente apaixonada por esse método.

      Excluir
  3. Como é bom fazer parte disso tudo!!! E ainda ser sua amiga, ótimo texto parabéns Diegão!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Li sua postagem, achei bem interessante, me tirou muitas dúvidas.
    Estou me preparando pra prova de seleção da UPeU que ocorre aqui no Brasil, mas depois do que li acima estou pensando seriamente em mudar.
    Gostaria de saber: Como faço pra ingressar no curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...a partir do 2º semestre abrem as inscrições para o vestibular de medicina!! É só ficar ligada no site www.uap.edu.ar
      Um abraço!!

      Excluir
    2. E sobre a lei que foi aprovada, que não vai mas ter exame de ingresso na argentina, não esta valendo ainda na Faculdade Adventista não ?

      Excluir
  5. ola! gostaria muito de cursar medicina, na UAP, na cidade de libertador san martin, mais tenho muito poucas informações...
    gostaria de entrar em contato com vc pelo facebook, mais nao consegui, entao se vc puder me procure la, ANDRESSA LAGARES , moro na vidade de brasil novo no estado do Para .
    estou precisando muito de informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa!! Qualquer dúvida é só me mandar um email: ms.diego@gmail.com

      Excluir
  6. Olá Diego...gostei muito de seu post. Tenho interesse em cursar medicina ai na UAP gostaria de conversar mais sobre o curso, se puder me mande um e-mail com seu facebook ou WhatsApp. Meu e-mail é: rodrigo.cruz@adventistas.org.br
    Desde já muito obrigado. Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só me escrever que a gente conversa: ms.diego@gmail.com

      Excluir
  7. Oi, só de ler esse post já amei a universidade. Gostaria de saber quais são os documentos necessários para estudar e viver lá. Eu agradeceria muito sua ajuda. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dos documentos pessoais você vai precisar do seu diploma e certificado de ensino médio. O detalhe é que você vai precisar reconhecer as assinaturas desses documentos em cartório e depois enviar para o ministério das relaciones exteriores para que eles possam carimbar seus documentos. Isso é necessário para poder validar esses documentos aqui na Argentina. Qualquer dúvida é só me mandar um email.

      Excluir
  8. Oi diego, sou Gerlany parabens pelo seu texto fiquei ate com vontade de ingressar na uap, mas pouco sei como fazer isto rsrsrs . É por meio de vestibular? O custo do internato fica mais ou menos em torno de quanto?
    Obrigado, e aguardo informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gerlany!! Para ingressar em medicina aqui na UAP sim é necessário realizar o vestibular. A partir do segundo semestre abrem as inscrições. O valor do curdos mais o internato está por volta de 11.500 pesos argentino. Esse valor em real varia bastante de acordo com o câmbio que você conseguir. Aqui é possível conseguir bom cambio o que deixa esse valor por volta de 3000-35000 reais. Qualquer coisa só me escrever!!!

      Excluir
    2. Perdão...o valor seria de 3000 a 3500 reais!!

      Excluir
    3. olá Diego, Jesus te ama! quanto fica o curso de medicina + internato? gratidão

      Excluir
    4. olá Diego, Jesus te ama! quanto fica o curso de medicina + internato? gratidão

      Excluir
  9. Paulo

    Fala Diego, blz? Maninho, e quanto a carga horária do curso de medicina daí, equivale a exigência de 7200 hrs daqui do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Paulo...a carga horaria tem o numero exigido pelo ministerio da educação!! Tanto que nenhum aluno da UAP teve problema na hora de revalidar o titulo!!

      Excluir
  10. ola diego, estou com mtas duvidas a respeito dos valores do internato e dos documentos necessários pra poder ir tranquilo, me ajude pfv obs: me da uma dica de câmbio "bb" bome barato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui você consegue varias formas de conseguir trocar reais: algumas pessoas aceitam transferência entre bancos no Brasil e te entregam o valor em pesos aqui ou você pode ir até a fronteira e realizar a troca por la por um valor bem melhor!!

      Excluir
  11. Olá Diego, sonho em estudar medicina na UAP. estudo na Faculdade Adventista da Bahia o curso de Teologia. Tenho muitas dúvidas, por isso gostaria de algum contato, de preferencia facebook ou whatsapp pra conversar com vc. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. Olá Diego....gostaria de uma força, ...dúvidas quanto a fixar residência externa etc....parabéns pelo blog.....meu email : marciopiatti.usa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreve por email duas duvidas...fica mais facil te ajudar!! Um abraço

      Excluir
  13. Ola Diego, parabéns pelo texto! Muito Bom... Então, vc saberia me dizer quanto em media fica para estudar medicina e tb morar no internato? E se for externo qual seria a diferença?
    Meu email: kayte3m@hotmail.com
    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreve por email duas duvidas...fica mais facil te ajudar!! Um abraço

      Excluir
  14. Olá Diego. Meu nome é Sylvia, meu sonho é ser médica e estudar na UAP, mas não sei como é a forma de ingresso. É preciso realizar alguma prova para poder ingressar nessa universidade?
    Meu email: sylvinhanegreiros@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreve por email duas duvidas...fica mais facil te ajudar!! Um abraço

      Excluir
  15. Bom dia Diego!!! Meu nome é Edmar. Parabéns pelo blog vc tirou algumas das minha dúvidas. Mas uma coisa que quero saber é sobre a questão que vc mencionou no texto de ter algumas graduações e eu tambm possuo o curso de fisioterapia. Gostaria de saber se isso influencia no tempo do curso ou tras algum tipo de beneficio. E em questão de trabalho como fisioterapeuta como fica essa questao, preciso ter documentos para trabalhar. Quais serião? CREFITO?
    Email: edmar_psn@hotmail.com
    Muito obrigado!!! Aguardo resposta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edmar...o fato de ja ter um graduação pode te ajudar a eliminar algumas materias...mas acho que não diminui o tempo total do curso. Para trabalhar como fisio é um pouco complicado por que o curso é integral...dai sobra pouco tempo para conseguir um emprego. Eu no primeiro ano até tentei...mas decidi me dedicar apenas ao curso!! Qualquer duvida só falar!! abraço

      Excluir
    2. Obrigado!!!
      Mas vc sabe dizer como funciona o processo de convalidação de diploma? Ou se com o meu CREFITO posso atuar?

      Excluir
  16. Boa Tarde Diego, estava procurando documentários de alunos brasileiros que fazem medicina na Argentina, fiquei muito feliz de encontrar seu blog, sou Cristã mas não frequento a adventista, porém estou impressionada com a UAP, pois além do curso em si, tem também a parte espiritual. Gostaria muito de saber como faço para ingressar nessa universidade ? Meu e-mail: stellapafetti@hotmail.com .
    Muito obrigada, aguardo seu retorno !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me escreve por email duas duvidas...fica mais facil te ajudar!! Um abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Diego, bom acabei de receber um email de comprovação de admissão agora é esperar pelo vestibular, gostaria de saber se vc tem alguma informação se tem como realizado no Brasil, já ouvi fala algo disso. Outra coisa é como é a entrevista? do que fala nela? nao tenho noção nenhuma de como será esta tal intrevista. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Humberto...infelizmente só li sua mensagem agora!! Agora é aguardar o resultado!! Boa sorte!!

      Excluir
  19. Olá Diego,gostaria de saber sobre o grau de dificuldade da prova, é muito difícil? E sobre esta entrevista via skype não entendi muito bem como funciona. Se puder entre em contato comigo pelo meu email: bksobral@hotmail.com. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilson!! Perdão por só responder agora!! Espero que você tenho ido bem na prova!!

      Excluir
  20. BOA NOITE! VOCÊS ACEITA TRANSFERÊNCIA DO PARAGUAI ? aguardo resposta mateusfernandes_12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. me emocionei com a fala da professora de farmacologia ao final do perído

    ResponderExcluir
  22. Qual valor do curso de Psicologia na UAP em reais?

    ResponderExcluir
  23. Olá Diego, queria saber se com 30 mil reais daria quanto tempo de curso pago e alojamento, e se é possível fazer colportagem ou trabalhar na instituição para custiar as mensalidades futuras?

    ResponderExcluir
  24. olá,adorei seu post,visitei o site da UAP(tambem quero fazer medicina),e não achei nada,gostaria de saber algumas informaçoe: qual a mensalidade de medicina,e o valor do internato,lá eles possuem sistemas de bolas,quais sao os requisitos para conseguir uma.

    ResponderExcluir
  25. ola gostaria de obter mais informação sobre o vestibular qual data acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As inscrições para o vestibular acontecem a partir de outubro..só ficar de olho no site da UAP!!

      Excluir
  26. Excelente post!!! Completíssimo! Recomendo... Deus te abençoe... Vai ajudar muita gente mesmo!

    ResponderExcluir
  27. Olá. Desde um tempo atrás, surgiu o desejo de estudar na UAP; e mesmo acessando o site, não obtinha as informações que eu precisava para poder me planejar e me preparar pra isso. Ainda bem que encontrei o seu blog, que acho que posso obter ajuda de quem conhece e passou pela experiência. Se possível, queria poder entrar em contato com vc, por e-mail. Desde já, agradeço e parabéns pelo blog. Muito bom o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só me escrever!! Ajudarei no que for possível!!

      Excluir
    2. Olá Diego. Mandei um e-mail para vc. Fico no aguardo ! Obrigada.

      Excluir
  28. Bacana o post, parabens! Porém acredito em um pouco de equivoco na depreciação clara do PBL.. Mas de fato é um largo assunto, busca mais informaçoes.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você tenha razão!! Por isso tentei deixar claro que era apenas minha opinião!!Vou tentar ler e saber mais sobre o metodo!

      Excluir
  29. Muito obrigada pelas informações, texto bem coerente, tirei várias dúvidas. Que Deus te abençoe e que você seja um médico não só pros problemas físicos mas cuidando da vida espiritual tmbém.

    Liz. Amazonas

    ResponderExcluir
  30. Tenho planos de ir para a UAP, porém tenho dúvidas quanto ao processo de ingresso na faculdade. É algo seletivo ou é necessario fazer vestibular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer o vestibular!! Só ficar de olho no site www.uap.edu.ar...as inscrições devem abrir a partir de outubro...

      Excluir
  31. Olá, muito bom seu texto. Sou psicologa, será que consigo trabalhar na instituição para pagar as mensalidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Jessica...conseguir trabalho por lá não e muito facil...e o valor da mensalidade do curso de medicina é carissimo para os argentinos. Mesmo que você conseguisse um emprego, não daria por que o curso é integral. E talvez o pouco tempo que te sobraria para trabalhar não daria para cobrir os gastos do curso e moradia.

      Excluir
  32. Olá Diego, você sabe se é muito caro o preço de alugueis de imoveis fora o campus da UAP?

    ResponderExcluir
  33. Olá boa noite, como consigo falar com você Diego?

    ResponderExcluir
  34. Eu gostaria de saber se a lei onde não pode haver mais exame de ingresso na Argentina se não esta valendo ainda ?

    ResponderExcluir
  35. Muito bem Diego! Um relato totalmente fidedigno da UAP e da realidade da medicina dentro e fora do país. Se alguem ler este post e ainda assim acreditar que por ums especie de decreto místico a medicina brasileira ainda for superior a qualquer outra, como tenho visto muita gente afirmar categoricamente sem nenhum respaldo da realidade, gostaria de informar que a Argentina possui 3 premios Nobel de medicina e nós infelizmente ainda nao fomos agraciados com essa horaria e que isso indubitavelmente atesta a favor da UAP, por estar inserida nesse sistema e cultura onde se estuda muito e que esse dado com certeza deve ser levado em consideracao na hora de escolher onde estudar medicina.
    Deixo aqui um testemunho, por favor nao me interpretem mau, nao estou me arrogando de nada, tanto que estou ocultando minha identidade com esse pseudonimo, mas fazendo meu internato no Brasil e podendo conviver e dialogar com muitos residentes nas áreas de cirurgia, anestesia, clinica etc.... muitos inclusive no R2....pude notar que, como um simples interno eu sabia responder com clareza as perguntas dos medicos stafs dirigidas aos residentes e em segunda instancia a mim. Acredito que isso lhes diga alguma coisa a favor da UAP. SE nao, como diz meu querido amigo Diego, paciencia!!

    Rodrigo Santorini

    ResponderExcluir
  36. Tem como falar diretamente com você? Para tirar dúvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...só me mandar um email que a gente conversa!! ms.diego@gmail.com

      Excluir
  37. Gostaria de tirar algumas dúvidas com você, pode me mandar um e-mail? O seu texto é ótimo, realmente me convenceram a querer estudar lá! 😃
    laisy_correa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá Dr Diego li todo o seu texto e realmente fiquei apaixonada dela possibilidade de estudar na Argentina e gostei mais ainda de ler o seu comentário aqui em baixo sobre ser hiperarivo.meu filho tem o diagnóstico e tem sérios pro com a leitura. Espero que um dia vença na vida como você venceu. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...só me mandar um email que a gente conversa!! ms.diego@gmail.com

      Excluir
  39. Oi, esse blog ainda funciona? Queria tirar algumas dúvidas, deixo meu e-mail lomacampoos@gmail.com obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...só me mandar um email que a gente conversa!! ms.diego@gmail.com

      Excluir
  40. Ola meu nome é Abinuan e mandei um email para ti, para que se possível vc me ajude com algumas duvidas.

    ResponderExcluir
  41. Ola, me chamo Gabriela meu sonho e cursar medicina, e gostaria de saber como faço pra ingressar na UAP em 2018? Ainda tem como esse ano? Eu quero ingressar através da colportagem projeto sonhando alto da igreja adventista. Meu email: Gabrielacoelhocosta00@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá, gostaria de saber como é o vestibular, se ele é como esses daqui do brasil, o que deveria estudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vestbular é mais simples que o do Brasil...só entram temas de quimica, fisica, biologia e interpretação de texto em espanhol.

      Excluir
  43. Queria saber sobre o curso de piscologia

    ResponderExcluir
  44. Olá Diego, quanto custa hoje a mensalidade de medicina? E incluindo o alojamento interno na instituição?

    ResponderExcluir
  45. Ola Diego, quando vai ser o vestibular e como faço a inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outubro. Se cadastre no site da UAP que eles vão atualizando.

      Excluir
  46. Bolívia e Paraguai custa 300 a 900 reais por mes e custo de vida muito mais barato , fora que no Paraguai voce pode morar em.foz do Iguaçu ou ponta porãn

    ResponderExcluir
  47. Diego, meu brother... como faco pra falar com vc e pedir algumas informações sobre medicina no UAP e pra quem eh casado, como fazer??? Tipo morar fora, escolas para os filhos e etc...? Vc poderia fazer a gentileza de me informar algo sobre?

    Muito obrigado e Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de i formações mais atuais, o valor da mensalidade atual e o valor pago pelo internato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente o valor da mensalidade está aproximadamente 2 mil reais, [+870 de internato]. Esse valor conseguimos pela desvalorização do peso argentino e com empresas como a NeWay [está no instagram se tiver curiosidade], transferindo dinheiro pra uma conta do BR, eles depositam na sua conta da Argentina e fazem um cambio bem mais favorável que o cambio oficial da bolsa de valores.

      Excluir
  49. Dr. Diego, preciso muito desta informação, se possível me informar TB o período da seleção.

    Desde já agradeço!!!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente vc tem que se inscrever em outubro, e o vestibular é nos primeiros dias de fevereiro, podendo ser feito aqui na faculdade ou online no Brasil mesmo. O resultado sai poucos dias depois da prova e entrevista.

      Excluir
  50. é necessário falar espanhol, ou eles oferecem aulas em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo curso é em espanhol...mas a UAP oferece o curso do idioma para os alunos novatos

      Excluir
  51. parabens amigo que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  52. Oi Diego, muito obrigada pelas informações. Tenho 2 filhas pequenas, para ensino fundamental, vc sabe se há alojamentos para famílias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem escola adventista até o ensino médio na cidade. E se vier com a família, tem muitas casas pra alugar fora da faculdade. Tem uma cidade em volta, não é só faculdade, tanto que mais da metade dos estudantes moram fora da UAP.

      Excluir
  53. GOSTARIA DE SABER SE E PRECISO PRESTAR VESTIBULAR PARA INGRESSAR NA MEDICINA AI. 11958780500 EMAIL.ANTNIODOUTOR03@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  54. Oiii! Você sabe algo sobre a UAP aceitar alunos transferidos? Minha filha está no 7° Período na Bolívia.

    ResponderExcluir